domingo, 29 de abril de 2012

XIX Assembleia Escoteira Nacional - 29 de abril de 2012


Às 08h00 da manhã de hoje, domingo (29/04/2012), teve início no auditório do Rio Poty Hotel a XIX Assembleia Escoteira Nacional, com  a saudação às Bandeiras, a oração e a composição da Mesa Diretora dos trabalhos com dois representantes de SP: Chefe Castrianni como Presidente e Mestra Vera Lúcia como Segunda Secretária. Seguido pela composição das Comissões de Assessoramento da Assembleia: Credenciamento, Escrutínio e Assuntos Gerais (onde tivemos a Patricia Diniz de SP como um dos seus membros).


Como os primeiros itens da pauta, tivemos a apreciação e aprovação da Ata das Reuniões Ordinária e Extraordinária da última Assembleia Escoteira Nacional realizada em 2011 na cidade de Brasília/DF, do Relatório Anual 2011 (aliás, um belo trabalho e impresso de excelente qualidade) da UEB, e do Relatório Financeiro da UEB do exercício 2011 com parecer favorável da Comissão Fiscal Nacional.


Em seguida, tivemos as recomendações do XVII Fórum Nacionais de Jovens Líderes, e a posse pela DEN dos novos coordenador Lucas Machado (MG) e comunicador Tiago Lacerda (SC) para a gestão 2012-2014.


Dos seminários realizados no sábado, tivemos apenas as recomendações à Assembleia Escoteira Nacional - já parte do resultado do nosso trabalho de articulação e fortalecimentos das Modalidades nos níveis nacional e regional, para que as duas Modalidades se mobilizem de forma conjunta - dos chefes André Torricelli (Coordenador Nacional da Modalidade do Mar) e Luiz Salgado Klaes (Coordenador Nacional da Modalidade do Ar), para que as Diretorias Regionais apoiem de forma efetiva o trabalho das que já existem e incentivem a criação onde não existem, de Coordenações Regionais das Modalidades do Ar e do Mar.


No prosseguimento da pauta, houve a escolha da cidade-sede para o Congresso Nacional Escoteiro de 2014, uma vez que na última Assembleia Nacional de 2011 Recife/PE já foi eleita cidade-sede do Congresso de 2013. Apresentaram candidatura as cidades de Belo Horizonte/MG e Belém/PA. Com a ampla maioria dos votos, especialmente da delegação paulista que votou em unidade, pelos compromissos com a nossa Área Geográfica (Sudeste), Belo Horizonte foi eleita a cidade-sede do evento em 2014.



Por fim, tivemos os assuntos gerais, dentre eles: leitura da carta do Secretário-Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) à XIX Assembleia Escoteira Nacional, a divulgação da 9ª Aventura Sênior Nacional, a ser realizada em Goiás em julho de 2013, a divulgação dos preparativos do contingente brasileiro para o Jamboree Mundial no Japão em 2015, a divulgação dos anuais Jogos da Fraternidade realizados no PR, a divulgação pelos nossos delegados Jabs e Feju do Mutirão Nacional Pioneiro 2012, a realizar-se no mês de novembro na cidade de São Paulo, a apresentação da Pesquisa Demográfica de Densidade do Escotismo Brasileiro por municípios (estudo de importância estratégica para a nossa instituição, onde pudemos visualizar um panorama do nosso Escotismo Nacional por regiões e localidades), e a apresentação pelo Chefe Castrianni, endossada pela delegação paulista mediante deliberação da nossa última Assembleia Regional, de proposta para que a DEN e o CAN façam uma revisão do Estatuto da UEB, principalmente da parte que trata sobre a sucessão no caso de vacância definitiva do Presidente Regional, dada a nossa experiência em 2011-2012 pelo falecimento do nosso até então Diretor Presidente da UEBSP Carlos Battisti.








Além disso, tivemos a entrega de condecorações e recompensas e do Prêmio Aurélio Azevedo Marques 2012 (ano-base 2011), ocasião em que o 016SP GEAr Newton Braga recebeu pelo segundo ano consecutivo o prêmio, dado o seu crescimento de efetivo com destaque no ano-base.


E aqui encerramos nossa jornada no Maranhão, a qual avalio muito positiva para mostrar a nossa força em nível regional e a nossa mobilização no nível nacional dentro da nossa Organização Escoteira, na busca de defender os interesses da nossa Modalidade e da Região Escoteira de SP, sem ir contra os interesses do Escotismo de modo geral.
Foi importante também a nossa participação para a divulgação do trabalho que vem sendo realizado pela CMASP em nível regional, e para convidar as demais Regiões e Modalidades a participar dos nossos eventos e cursos, sobretudo, o Aerocampo 2012, na AFA, em Pirassununga/SP.


Agradeço a tod@s pela confiança em mim depositada e espero ter trabalhado a contento, me desculpando desde já por qualquer falha, e firmando o compromisso de prestar contas de forma detalhada do trabalho realizado no Maranhão nestes últimos três dias no próximo Indaba Regional do Ar, além do que já foi exposto neste blog.


De São Luís do Maranhão a Guarulhos/SP, com escala em Brasília/DF.
Câmbio desligo!


Mais fotos em:

:: Voar!

:: Thiago Sampaio ::
Delegado de SP ao XVII Fórum Nacional de Jovens Líderes
Delegado de SP à XIX Assembleia Escoteira Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário